15 de ago. de 2009

As mais belas são as mais tristes

Incrível como certas músicas me tocam de um jeito que não dá pra colocar muito bem em palavras. Não sei se elas me deixam contente ou se dá saudade ou se dá melancolia. É uma mistura de tudo. E geralmente trilhas sonoras de estórias que gosto me emocionam demais com determinadas músicas que me abalam de um jeito que pra eu voltar ao meu normal, às vezes demora um dia todo, às vezes só fico bem no dia seguinte. Sou maluca, eu sei. Como, por exemplo, a música Evacuating London da trilha sonora de As Crônicas de Nárnia: o Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa. Não sei bem se é uma música triste mas e traz esse sentimento, só não sei dizer se é porque dentro do contexto do filme ela toca no momento em que os Pevensies deixam Londres para morar com o professor Digory. A cena em si é muito triste, a despedida, todas as mães juntas na estação de trem se separando dos filhos que iam para lugares seguros fora de Londres, que estava sendo bombardeada pelos nazistas. A carinha da Lucy é de cortar o coração. Então, sim, talvez seja uma música muito triste. A voz da solista é maravilhosa e ela não canta palavras que expressem uma ideia, só alguns sons que apenas parecem dizer alguma coisa. Eu acho isso tão bom, ficar imaginando se ela realmente estava dizendo algo ou não, porque em determinados momentos ela parece dizer "one day find love deep there." ("Um dia encontre o amor lá no fundo."). Já chorei vendo Nárnia por causa da trilha sonora em conjunto com determinadas cenas várias vezes.

Outra música de trilha sonora que me deixa arrepiada é uma de O Senhor dos Anéis: As Duas Torres. Gollum Song conseguiu exprimir toda a solidão do pobre Gollum através de uma cantora com voz de anjo chamada Emiliana Torrini. Dá pra imaginar o próprio Gollum cantarolando para seu outro eu os versos "These tears we cry are falling rain, for all the lies you told us, the hurt, the blame. and we will weep to be so alone, we are lost, we can never go home." ("Essas lágrimas que choramos são como chuva torrencial, por todas as mentiras que você nos contou, a dor, a culpa. e nós choraremos por estarmos tão sozinhos, estamos perdidos, nunca poderemos voltar pra casa.") É de partir o coração, mas é maravilhoso. Mais uma que está na mesma trilha e me deixa extremamente triste é Evenstar com a cantora Isabel Bayrakda, e os versos em élfico dizem "não é o fim, é o começo, você não deve hesitar agora." e toca na cena em que o Elrond diz para a Arwen que deve seguir com os elfos para o Oeste. E como argumento para convencê-la, diz que esperar pelo Aragorn só vai lhe trazer sofrimento, ele morrerá eventualmente, e ela passará todas as eras de sua vida em solidão. A cena é tão linda e tão triste (gastei minha cota da palavra 'triste' nesse post) que me deixa meio desolada vê-la se imaginando parada em frente ao túmulo do Aragorn depois de muitos e muitos anos, toda vestida de preto, a solidão e a saudade imprimida no rosto dela. Choro que nem bebê. 

Que venham mais trilhas de bons filmes para me emocionar.