Outro dia bateu uma saudade dos ecos passados de pessoas com quem convivo ou convivi. Não pode ter sido só eu que fiquei mais séria, mais neurótica, mais problemática, os outros também mudaram... Alguns pra pior. Isso é triste porque algumas dessas pessoas faziam parte da minha rotina diária, ainda mais por se tratarem de gente aqui de casa. Tenho saudades, mas a nostalgia é só o que sobrou mesmo, ninguém vai mais voltar a ser o que era antes.
30 de set. de 2009
11 de set. de 2009
Psicologia, sinônimo para 'queremos seu dinheiro em troca de um conselho'
Sabe, estava pensando umas horas atrás em como psicologia é algo extremamente idiota e mentiroso. Acho que pensei porque vi uma ex-psicóloga minha fazendo retorno na rua enquanto eu atravessava, voltando do banco pra minha casa. Já fiz terapia. Foram duas tentativas frustradas com uma psicóloga e outra não tão frustrada com outra psicóloga.
A primeira vez que fiz terapia na vida foi logo depois de entrar na minha primeira crise de pânico em 2004. Só que era uma merda, ela seguia Jung e só fazia perguntas sobre meus sonhos. Eu lá me fechando para o mundo e ela querendo saber do que eu tinha sonhado durante a semana. Ela me dava uns conselhos tão bestas sobre como parar de me fechar para a vida, coisas do tipo 'Você tem que sair mais'. Óbvio que eu devia sair mais, não? O problema era justamente conseguir sair de casa, mas enfim... Acabei parando porque, de um jeito que não entendo até hoje, caí, fui pro fundo do poço e me levantei sozinha, sem remédio nenhum. Na verdade, nem que eu quisesse remédio não tomaria porque ela era adepta da homeopatia e não me indicou psiquiatra nenhum. Na época eu tinha medo porque psiquiatra pra mim era sinônimo de loucura, tinha medo de ir sem indicação nenhuma, só que homeopatia pra mim é como chá, não faz efeito nenhum. Em 2006, quando entrei na segunda e definitiva crise de pânico, a que assolou minha vida social completamente, cheguei a voltar a fazer terapia com essa mesma psicóloga mas, como eu já estava mais experiente nesses lances de loucura momentânea, parei porque ela só ficava me engabelando, só queria saber mesmo era do dinheiro depois de cada sessão. É chato você perceber isso. Bem chato.
A terceira vez que fiz terapia foi em 2007. Fiz por conta da própria psicóloga que foi com a minha cara na festa de uma conhecida da minha mãe. Ela viu que a minha ansiedade era crônica e que tinha algo errado comigo porque quando eu tinha pânico estava sempre muito assustada com tudo. Ela até que me ouvia e tudo mais, dava bons conselhos, mas quando descobriu que eu gostava do filho dela, de uma hora para outra resolveu parar. Achei uma hipocrisia desgraçada, babaquice esse negócio de não misturar a vida real com o que acontece no consultório. Ela disse que eu na verdade não sentia o que sentia pelo carinha, era tudo fantasia, carência, e só porque era filho dela mesmo. Psicólogos! Dois ex meus faziam terapia há anos e eram uns bostas como pessoas. Na real, terapia não ajuda em nada. O alívio que você sente é o de poder falar tudo o que quer, só isso, e ainda assim é passageiro. Aí, o alívio desencadeia a confiança que você acha que está sentindo por causa dos conselhos milagrosos do terapeuta e nem é, é tudo você mesmo que faz, seu próprio corpo reagindo diferente. Mais fácil pagar um amigo pra te ouvir do que uma pessoa desconhecida. 'Ah, mas o amigo vai ficar lá dando pitaco na minha vida,' mas a pessoa desconhecida também vai te dar lição de moral e fazer você analisar o que sente. Certo que alguns amigos são uns bostas como conselheiros, mas sempre tem alguém bom o suficiente para ser seu psicólogo particular.
Concluo dizendo que psicologia não ajuda a curar problema nenhum, você paga uma pessoa pra fazer você enxergar que é capaz de se curar sozinho. Não é mais fácil você abrir sozinho os seus próprios olhos sem ter que pagar? Usa a grana pra fazer coisas mais úteis. Se sentir vontade de falar, conversa, sei lá, comigo. Eu sou uma boa ouvinte e dou bons conselhos - ainda mais depois de tudo o que passei com minha cabeça, depressão, pânico, ansiedade, crises existenciais... sou craque. E não cobro. Peço apenas que me ouça de volta caso eu fique mal um dia. Só.
Assinar:
Postagens (Atom)